quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Vacinas dos 2 meses

Ontem de tarde consegui tratar dos gémeos ficando com tempo livre, dormiram os 2, depois mamaram e estavam os 2 acordados. E pensei, já fizeram 8 semanas,  já são 2 meses, então vou ao centro de saúde fazer a vacinação dos 2 meses. Pois é...quando foi finalmente a minha vez e fui à enfermeira ela diz-me "devia ter tirado 2 senhas! 2 bebés, 2 senhas!" Ok... A seguir diz-me "estes bebés ainda não têm 2 meses, amanhã é que fazem 2 meses, dia 16, por isso não podemos dar a vacina hoje. Vai ter de voltar amanhã, amanhã é que têm 2 meses!". E eu fiquei tipo de queixo caído... E vim embora. Depois também vi que apesar de haver um horário para vacinação, (ontem era até às 18h) este horário não é para o utente, é o horário delas... Têm disponíveis um número limitado de senhas,  às 17 e picos retiraram o rolo das senhas. Uma senhora chegou às 17h30 e disseram-lhe que já não a atendiam porque já tinham retirado as senhas. Elas têm tudo calculado para poderem sair às 18, em vez de atenderem os utentes que cheguem até às 18. Viva a função pública!

Como os gémeos fazem hoje os 2 meses, lá voltei eu ao centro de saúde, para vacinar os miúdos. É preciso aproveitar estes dias de sol com 20 graus de temperatura, para que eles não apanhem frio nem chuva. Andam constipaditos e não quero que piorem. Curiosamente até foi outro bebé que pegou a constipação, no centro de saúde, nas aulas do curso pós parto que estou a frequentar, ao espirrar para cima do Pedro. O Pedro ficou assim constipado e depois pegou à irmã, ao pai e aos avós. Só eu é que escapei à constipação e acreditem que já levei com muitos espirros dos meus bebés em cima.
O horário da vacinação de hoje era das 13h às 16h. Almocei o mais rápido que pude, dei de mamar a um dos gémeos que já estava com fome e saí para o centro de saúde, para não correr o risco de ficar sem as 2 senhas que preciso de tirar. Felizmente correu bem, consegui as senhas, não esperei tanto tempo como ontem.
Levei comigo uma das vacinas extra, que está fora do plano nacional de vacinação, a Rotarix, contra o rotavírus, aquelas gastroenterites que são virais e pegam a toda a família. Esta vacina é para beber e os bebés gostaram (deve ser doce). Depois levaram mais 3 vacinas, 2 na perna direita e 1 na esquerda. Choraram, como é óbvio, e depois das picas lá estava o colinho da mamã para os reconfortar.
Fui alertada que a vacina do rotavírus faz com que saia vírus activo nas fezes dos bebés, durante os próximos 15 dias, por isso vamos ter de ter muito cuidado para não nos infectarmos cá em casa. Trocar fraldas com cocós passa a ser o grande medo durante os próximos 15 dias.
Não quero ter uma diarreia como presente de Natal.

4 comentários:

  1. Isso é Portugal no seu pior! E, infelizmente, não é exclusivo da função pública. Ultimamente, tenho tido muitas situações desse género com funcionários de instituições privadas... Essa do sistema só aceitar depois do dia certo também nos aconteceu e é triste...

    ResponderEliminar
  2. Tive o mesmo dissabor com as vacinas dos 2 meses. No meu caso até foi a médica de família que marcou uma consulta para aquele dia (4 dias antes dos 2 meses), porque íamos para o Algarve e convinha vacinar o bebé antes, palavras dela. A vacina seria dada por uma enfermeira antes da consulta. Ora no dia a enfermeira recusou-se a dar as vacinas e a médica não foi capaz de dizer que se podia dar na mesma (nesse caso a enfermeira teria dado). Mais tarde perguntei à pediatra se fazia algum mal ter dado as vacinas 4 dias antes e ela mostrou-se indignada e disse que era um disparate o que tinha acontecido, não fazia mal nenhum. Conclusão, agora leva as vacinas quase a chegar ao mês seguinte, porque convém respeitar o intervalo entre elas...

    ResponderEliminar
  3. Isso é muito triste,já passei por situações assim.Tanto a saúde publica quanto a privada estão cada vez mais difíceis.
    Muita saúde pro seus pequenos.
    BeijoS
    simplesedocebyleh@blogspot.com

    ResponderEliminar