quinta-feira, 15 de outubro de 2015

37 semanas: a menos de 24h do parto

Estamos a menos de 24h do parto, da cesariana programada, e eu sinto-me tranquila. Talvez apareça o nervoso miudinho lá para a noite, quando for a minha última noite como não-mamã, com uma noite que considerarei como uma noite dormida completa durante muitos meses. Sim, porque isto de acordar para me virar, para comer ou para ir ao wc será muito bom comparando com as muitas vezes que acordarei para amamentar os 2 pequeninos.
Acredito que me vou transformar numa zombie!

Hoje fui à minha última consulta na MAC, a consulta de nutrição, para controlo da diabetes gestacional. Recebi conselhos sobre a minha alimentação no pós-parto (comer chocolate, chá ou café só se pode fazer imediatamente após dar de mamar; manter a dose de proteínas elevada enquanto amamentar; antes de dar de mamar, comer um lanchinho para evitar a fome de leão após amamentar) e do pequeno-almoço de amanhã, após o qual terei de fazer o jejum para fazer a cesariana à tarde. Amanhã poderei comer 1/2 bola de pão com queijo ou fiambre à vontade e 1 caneca de leite. O normal até agora era comer apenas 1/4 de bola de pão com 1 fatia de queijo ou fiambre e 1 caneca de leite. Poderei comer quase o dobro do que me era permitido comer!
Recebi elogios quando à minha cinturinha elegante de grávida (a cinturinha está melhor agora do que antes de engravidar!) e quanto ao pouco aumento de peso. Claro que retribuí o elogio, ao dizer que só foi possível graças à ajuda dela.
Deverei levar pacotinhos de açúcar comigo, para ingerir durante o jejum, caso me dê alguma fraqueza e não esquecer de avisar, aquando do internamento, de que tenho diabetes gestacional.
Não posso esquecer-me de fazer a prova de tolerância à glicémia 6 a 8 semanas após o parto, para se ver se fiquei com diabetes ou se passaram.
A nutricionista quis saber que alimento proibido irei comer amanhã, depois do parto e a minha resposta foi logo: chocolate! Tenho imensas saudades de comer chocolate! E o meu J. complementou com "ou caramelos!", porque é verdade, também adoro caramelo e ele ontem foi um querido ao comprar-me tabletes de chocolate e um saquinho de caramelos Werther's, para depois poder comer e saciar a minha gula, que esteve aprisionada durante 25 semanas.



Hoje é o dia T-1! Está quase!

14 comentários:

  1. Que corra tudo bem. Sigo o teu blog e espero que corra tudo bem. Um beiji grande

    ResponderEliminar
  2. Ana, obrigada por partilhar esta grande aventura connosco. Tem sido para mim um grande consolo para as desilusoes e muita esperanca no futuro (comecei agora o 5o tratamento).
    Estou a torcer para que tudo corra muito bem , e muitas felicidades para o Pedro e Ines!!!
    Beijinhos,
    A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Não podemos perder a esperança... também há-de conseguir! Só na 7ª FIV/ICSI é que tive pela primeira vez um positivo, este positivo que amanhã vai nascer :)
      Beijinhos e boa sorte!

      Eliminar
  3. Desejo que corra tudo pelo melhor! O momento mais maravilhoso que vivemos depois destas lutas é quando pegamos nos nossos bebés pela primeira vez! Um beijinho e muitas felicidades para os quatro ☺

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Que corra tudo como sempre sonharam!
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Acompanhei a tua luta.... Parece que foi ontem que tiveste o teu tão desejado positivo :)

    Ser mãe é mesmo o melhor do mundo, e a aventura agora é que vai começar!!

    Muitas felicidade para os 4 e que corra tudo bem.

    Beijinhos e força

    ResponderEliminar
  7. Tudo a correr bem! É o dia por que esperam há tanto tempo!! Todo o sacrifício, lágrimas e dor transformado em imensa alegria. Deu muito trabalho chegar até aqui mas vai valer milhões. Depois venha-nos contar como correu!
    Muitos Parabéns, Felicidades e Alegria para os 4****

    ResponderEliminar
  8. Vai correr bem. pensamento positivo.
    Sou mãe de um rapaz com 21 meses, resultado de uma FIV e de uma menina de 4 meses resultado de uma gravidez expontanêa. os dois de cesariana e correu tudo bem. durma bem hoje, vai precisar de muita energia nos próximos dias e meses.
    beijocas Carla Correia

    ResponderEliminar
  9. Acompanho o teu blog há bastante tempo mas nunca fui de comentar. A tua conquista do positivo fez-me ficar hiper contente.
    Na altura eu também andava em tratamento para engravidar e não conseguia. Felizmente, a primeira ICSI trouxe-me o bendito positivo que vai nascer em fevereiro. Espero que tenha corrido tudo bem e que estejas maravilhada com os teus rebentos. Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  10. Espero que tenha corrido tudo bem! As maiores felicidades!

    ResponderEliminar
  11. Vim lendo seu blog, post por post, até chegar neste dia. Parabéns! Muita saúde a todos vocês. Eu estou escrevendo em meu website sobre gravidez mas mais no sentido de passar algumas informações, dicas e coisas do genero. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderEliminar