sexta-feira, 7 de agosto de 2015

27 semanas de gravidez: o curso de preparação para o nascimento

Eu sempre chamei a estes cursos de "curso de preparação para o parto", mas este da MAC onde nos inscrevemos é o "curso de preparação para o nascimento". Percebo a subtileza da mudança dos termos, porque há aulas sobre temas além do parto, como a amamentação e os cuidados com o recém nascido.
Foi esta semana a primeira aula, leccionada por uma fisioterapeuta, onde se abordaram dicas interessantes para quem está grávida, tais como a postura, para evitar dores de costas (posições para dormir, como sentar, como levantar, como agachar/levantar), como evitar refluxo gástrico/azia, como evitar cãibras...

Contrariamente ao que a enfermeira me tinha dito, sobre as posições de dormir, a fisioterapeuta aconselhou o seguinte...

Dicas para a posição de dormir:

  • essa história de que devemos dormir para o lado esquerdo por causa de não fazer pressão sobre a veia cava, era muito bonito e funcional se... o corpo de toda a gente fosse igual internamente, que os órgãos estivem arranjados na mesma posição, se o bebé estivesse na mesma posição em toda a gente. Ora, isto não é assim que acontece na prática, pois cada caso é um caso, e o que pode ser confortável para uma pessoa, pode não o ser para outra. Por isso o conselho da fisioterapeuta é: durmam na posição em que se sintam mais confortáveis, tanto para as grávidas como para os bebés. Os bebés reclamam com pontapés quando não estão a gostar da posição, para a mamã mudar para outra posição! Mesmo que essa posição em que nos sintamos confortáveis seja de curta duração e que depois a melhor posição em que estejamos bem, já seja outra. Se não tivermos posição para dormir na cama, podemos ir dormir para o sofá nem que seja só durante 2 horas, porque o importante é dormir (é enquanto dormimos que os bebés se desenvolvem, de acordo com a fisioterapeuta).
  • Para dormir de lado, podemos usar duas almofadas para ajudar a estabilizar a posição: uma para colocar no meio das pernas, com a pontinha da almofada debaixo da barriga, e a outra para colocar no meio dos braços.
  • Para dormir de barriga para cima, usar uma almofada debaixo dos joelhos, para que a coluna possa assentar toda no colchão e não arquear as costas (evitando-se assim dores na lombar)

Dicas para levantar da cama;

  • Rodar o corpo para a lateral e com a ajuda das mãos e cotovelos,  levantar da cama sempre com os joelhos juntos. A mesma coisa para nos deitarmos na cama.

Dicas para estar sentada numa cadeira:

  • Encostar o rabo bem até ao fundo da cadeira e só depois inclinar as costas, para que se consiga encostar toda a coluna ao apoio de costas da cadeira.
  • Se estivermos aflitas das costas, podemos sentar ao contrário na cadeira, com o rabo na pontinha da cadeira e os braços pousados na parte de cima das costas da cadeira. Não é uma posição bonita nem elegante, mas é eficaz.


Dicas para evitar pés inchados (acontece devido a problemas com a circulação do sangue, que se acumula nos pés), de acordo com a fisioterapeuta:

  • Devemos colocar um cobertor dobrado por baixo do colchão, na zona dos pés, para dormirmos com os pés mais elevados.
  • Quem trabalha de pé durante todo o dia, deve usar meias de descanso, calçadas logo ao acordar. Estar em pé o dia todo faz com que se fique com os pés inchados.
  • Quem trabalha sentado o dia todo, deve levantar-se e caminhar ao fim de 1h. Estar sentado o dia todo faz com que se fique com os pés inchados, porque o peso da barriga corta a circulação para as pernas.
  • Em casa, para promover a circulação do sangue nos pés, devemos ir para a banheira e com o chuveiro molhar os pés alternadamente com água fria e depois com água quente, para provocar um choque térmico. É o choque térmico que faz activar a circulação.

Dicas para evitar cãibras:

  • A mim tem-me acontecido nos músculos gémeos, das pernas, ficarem com cãibras quando me espreguiço ou estico durante a noite, enquanto estou deitada na cama. Para evitar devemos... ao esticar as pernas, não esticar também os pés. Os pés devem estar flectidos. Se acontecer uma cãibra, devemos alongar o músculo que ficou preso e não devemos fazer massagem ao músculo (por acaso eu abanava o músculo e esfregava com a mão até passar - andava a fazer mal).
  • Para ir buscar algo a um armário alto, não nos devemos esticar, porque pode ocorrer uma torção no corpo caso viremos o corpo, e aí o músculo prende e já não conseguiremos sair dessa posição.


Dicas para evitar azia/refluxo gástrico;

  • O que funciona para algumas pessoas não funciona para outras, é mesmo assim. Por isso, quando se diz que se devem comer amêndoas com pele, para evitar a azia (resulta com algumas pessoas), não se deve passar o dia a comer um pacote inteiro de amêndoas, senão a balança queixa-se. Para tirar partido dessa mesinha caseira deve-se colocar uma amêndoa com pele na boca e ir chupando ao longo do dia. Assim consegue-se comer poucas amêndoas num só dia.
  • Eu recorro ao Kompensan, a conselho médico, porque não ando com azia muito frequentemente, é só de vez em quando e noto sobretudo que aparece quando já é novamente hora de comer e que passa quando como.
  • Para evitar a azia depois das refeições, não nos devemos ir logo sentar/deitar após uma refeição.
  • Ao estar deitada, pode-se usar uma almofada extra na cabeça, para manter o tronco mais elevado e evitar assim que os ácidos do estômago subam.

Se depois me lembrar de mais dicas que tenham sido faladas, venho cá acrescentar...

Sem comentários:

Enviar um comentário