terça-feira, 16 de junho de 2015

20 semanas de gravidez: dores nas costelas

Um incómodo que tenho vindo a sentir cada vez mais são umas dores nas costelas, mesmo por cima do estômago. Queixei-me disso na consulta que tive hoje na MAC, na consulta de acompanhamento da gravidez de alto risco (por causa de serem gémeos) da 20ª semana de gestação, mas infelizmente não há nada a fazer, nem sequer devo massajar a zona dorida para não estimular a barriga. Estou tramada com isto... é mais uma das coisas a aguentar durante os meses que me restam de gestação.

Outra das minhas queixas foi o regresso dos vómitos e das náuseas. Andava eu tão bem sem os vómitos, mas desde que passei a tomar o folifer meia hora antes do pequeno almoço (para não juntar o ferro com o cálcio do leite, que se anulam mutuamente) comecei a ficar nauseada até cerca da hora de almoço, outras vezes até mesmo durante a tarde, trazendo-me vómitos novamente. Julgo eu que não notei este efeito secundário quando comecei a tomar o folifer, porque tomava erradamente em jejum imediatamente antes do pequeno almoço, mas como de seguida tomava o pequeno almoço que inclui o leite e queijo, acho que o ferro ia mesmo anular-se com a associaçção ao cálcio. Desta forma, era como se não o tomasse. Como solução, foi-me receitada uma alternativa ao Folifer: o Maltofer, devendo tomar novamente Folicil (ácido fólico) visto que o Maltofer é somente um suplemento de ferro.


Maltofer tem como substância activa Ferro (III), 100 mg, sob a forma de complexo hidróxido férrico-polimaltose, 357mg. Apresenta-se sob a forma de 5ml de solução oral pronto a beber, ou se preferir, a diluir num pouco de água. Segundo consta tem sabor a caramelo, mas amanhã quando o beber logo vejo se é verdade.

No resto da consulta, foi medido o perímetro da barriga e o tamanho da barriga até ao umbigo, e ouviram-se os corações a bater, de cada bebé.

6 comentários:

  1. Ja passou metade num abrir e fechar de olhos *-* que tudo continue a correr bem e para os enjoos rebuçados de mentol ;) experimente! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada
      Pois é, metade já se passou e foi num instante :)
      Sobre os rebuçados de mentol, não posso experimentar... estou com diabetes gestacional e como os rebuçados têm açúcar, não os posso comer :( Não posso comer nada com açúcar :( Obrigada pela dica na mesma, pode ser que sirva para outra pessoa que cá venha ler :)
      Bjs!

      Eliminar
  2. Experimente ir a um médico homeopata. A mim tem-me ajudado bastante. As melhoras.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,
    A minha dor nas costelas começou por volta das 28 semanas. Na altura já estava internada e quando me queixei as enfermeiras deram-me luvas de látex para encher de agua quente e aplicar na zona. O calor ajuda os músculos a relaxar pelo que não dói tanto neste processo de distensão. Ao fim de uma semana já não tinha dores. Os meninos devem ter arranjado outra posição, provavelmente fugiram do calor.
    Fale com a sua médica a ver se pode fazer.

    Beijinhos Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando for à próxima consulta vou perguntar se posso fazer isso. Pode ser que deixem e sempre me ajudava....
      Obrigada!
      Bjs!

      Eliminar