domingo, 22 de março de 2015

O que aconteceu de diferente neste tratamento?


Esta é a pergunta que muita gente me faz (não é assim tanta gente, porque pessoalmente poucas pessoas sabem dos tratamentos): o que se fez de diferente neste tratamento? É isso que venho aqui responder e explicar o que aconteceu, que levou a um resultado diferente.

Começando pelo início... esta foi a 7ª FIV/ICSI que fiz, aliás, já nem a faria se não fosse de graça, a 3ª tentativa concedida pelo nosso Estado. Decidimos que não faria mais nenhuma ICSI, porque sinceramente eu já estava farta de ter sempre o mesmo resultado, negativo, causado pelos embriões de fraca qualidade que se obtiveram sempre, com elevada fragmentação celular. Por mais que se variasse a medicação, que se desse tempo para se apanharem óvulos de outra "geração" (os óvulos têm um ciclo de geração de 3 meses, desde que são seleccionados pelo nosso organismo, para ovular), nada fazia variar o resultado: negativo atrás de negativo. Para além disso, o meu corpo reage sempre com o Síndroma de Hiperestimulação (pimba, foi logo ao primeiro tratamento e fiquei de baixa) e por isso a dose de medicação que me era aplicada era sempre baixa, durante mais tempo, para tentar controlar o SHO (validava-se com o valor do estradiol, pelas análises quase diárias).

Na IVI e também na MAC, foi-nos indicado que o problema seria dos meus óvulos, que não têm qualidade suficiente para gerar um embrião de qualidade, por razões que a ciência ainda não sabe responder, e por isso, os embriões tinham sempre aquela qualidade e nunca sobreviviam.

Foi com este pensamento que fiz o meu último tratamento "só irei fazer porque mo oferecem" e é mais uma hipótese, mas plenamente consciente de que se me quisessem rejeitar na 1ª consulta desta 3ª tentativa da MAC, porque não vale a pena chover mais no molhado, eu iria aceitar sem espingardar.
Ou seja, fui para o tratamento completamente desmoralizada, a contar já com o negativo do final.

MAS, felizmente na MAC apostaram em mim e experimentaram algo diferente (ao que eu disse prontamente, vamos a isso): estimular os ovários ao máximo, provocar a hiperestimulação, para obter o máximo de óvulos na punção, e no meio de tantos óvulos, vamos esperar que pelo menos 1 seja bom. Jogámos com a lei das probabilidades. E assim foi: na punção retiraram-me imensos óvulos, fiquei de baixa com hiperestimulação, de todos os óvulos fecundados, apenas 2 resistiram até ao 2º dia, mas esses 2 eram embriões "normais" de classe B, ambos com 4 células um pouco assimétricas (se fossem simétricas seriam classe A, excelentes, mas isso não é o normal que aconteça) e sem fragmentação. Pela primeira vez, 2 embriões normais! Foram congelados, à espera da minha recuperação do SHO..

Foi aqui que a minha esperança subiu um bocadinho, mas não muito, visto que senti que pela primeira vez estava em pé de igualdade com as outras meninas que fazem um tratamento. Claro que as coisas ainda podiam correr mal: não sobreviverem à descongelação, ou perderem qualidade com a descongelação, mas isso só iria descobrir no dia da TEC (Transferência de Embriões Congelados).
No início de Fevereiro fiz a TEC, ambos os embriões sobreviveram à descongelação sem problemas e foram ambos transferidos para o meu útero.

E desde este dia até ao dia da análise do betaHCG, fiz vida normal, sem pensar muito no assunto... fiz posições esquisitas a brincar com uma sobrinha, subi escadas aos pulinhos sem cuidados, não me inibi de conduzir, dei corridinhas para fazer alguma coisa mais depressa, andei depressa, não me limitei em nada (ok, exceptuando o álcool).

No dia da véspera do beta, peguei num teste de gravidez (num de muitos que já tinham perdido a validade e que tinha deixado de usar quando comecei com os tratamentos - ao tempo que os tinha comprado no ebay por uma pechincha!) e experimentei, só para tentar antecipar o resultado (porque sim, tinha um pouquinho de esperança). E foi ali, passados 5m que vi que tinha 2 riscas, uma mais sumida que a outra, mas sim, era um positivo. E o que pensei não foi um "estou grávida" mas sim um "talvez esteja grávida", porque ainda tinha de enfrentar a terrível dúvida de "será uma gravidez bioquímica?". Por isso vamos deixar as expectativas bem baixinhas, para não me desiludir.
Fiz o 1º  beta HCG no dia seguinte, que confirmou o positivo. Não celebrei, com medo de ser uma gravidez bioquímica, se bem que o valor 195 é um valor altinho que não faz prever bioquímicas. Passados 2 dias foi o 2º beta HCG e sim, confirmou-se a gravidez com um belo 530. Ok, agora sim, consegui sentir felicidade, mas com muito medo deste 1º trimestre, onde é tão normal ocorrerem abortos espontâneos.

E sim, tenho medo e não consigo viver a felicidade da gravidez no seu pleno, porque sei que se perder estes embriões, nunca mais vou conseguir ter a sorte que tive, e eu sei que foi mesmo muita sorte, de conseguir embriões "normais".

Vamos fazer uma Root Cause Analysis (RCA) deste sucesso com a técnica dos "five whys".

Porque é que este tratamento deu certo?
Porque se aumentou a dose da medicação.

Porque se aumentou a dose da medicação?
Para provocar hiperestimulação.

Porque se quer provocar hiperestimulação?
Porque se se evitar a hiperestimulação com doses mais baixas, obtêm-se menos óvulos, logo a probabilidade de serem todos maus (como nos outros tts) é mais elevada.

Porque queremos obter mais óvulos?
Para aumentar as hipóteses de se conseguir obter 1 óvulo bom, no meio de tantos.

Porque se quer obter um óvulo bom?
Porque tem muitas mais probabilidade de vir a gerar um embrião normal, dando origem a gravidez, com maior probabilidade.

17 comentários:

  1. Obrigada por este post. Era mesmo a pergunta que me estava aqui a arder. E tenho muitas mais...

    Desculpa, mas não conhecia isso do "ciclo de geração de 3 meses" . Podia falar um pouco disso?


    Eu já andei a ler o blog e vi que tinham tomado spermox e ovusitrol...Acha que ajudou, alterou alguma coisa?

    Depois de três icsis falhadas, e de ter cumprido escrupulosamente todas as indicações, sinto-me capaz de fazer qualquer coisa, recorrer a qualquer coisa (até agora sempre cumpri o que me foi dito, e agora sinto que se calhar tenho de investigar mais, procurar mais, talvez mudar de clinica...não sei)

    Obrigada mesmo, se puder responder, falar mais um pouco (desta vez conseguir congelar 2 embriões e não sei bem o que me espera na TEC - alguma dica em especial para preparar utero?)
    Obrigada,
    Ângela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      irei publicar um post sobre este ciclo de 3 meses, assim escusa de ficar a explicação aqui perdida num comentário, e até se pode ajudar outras pessoas, estando num post, com mais visibilidade.
      Andámos com o spermox e ovusitol. Em mim o Ovusitol não deu para notar nada de diferente: continuei com os ciclos irregulares, nos tratamentos feitos depois de andar a tomar Ovusitol continuaram a dar negativo sempre com o mesmo problema da qualidade fraca dos embriões (que vem da má qualidade dos óvulos). Por isso desisti de o tomar. O meu marido andou vários meses a tomar Spermox e nos espermogramas feitos após tomar, também não vimos diferenças. Deixou de tomar Spermox.

      Sobre a TEC, não há nenhuma dica especial, é só tomar a medicação a horas, como os médicos indicam. Se quiser ler como é uma TEC, pode ver aqui no blog, procurando pelas tags 1ª TEC e 2ª TEC. Tenho tudo descrito, o que se passou antes, durante, como é a TEC e como correu.

      Bjs e muito boa sorte!

      Eliminar
    2. Muito obrigada mesmo!
      Eu ja li o blog, mas ando ansiosa e desconfiada com tudo. No fundo, queria descobrir um milagre...algo que eu pudesse fazer e que pudesse fazer a diferença...eu sou muito cumpridora de tudo o que me dizem, mas estou numa fase muito dificil, mesmo uma das médicas já me disse que era tipico porque queremos encontrar um culpado (por isso muito natural estarmos inseguras e querer mudar de clinica, de medico, de tudo).
      Obrigada pela sua paciência e pelo cuidado e atenção em responder-me. Obrigada mesmo!!!

      Eliminar
    3. Pois, passei pela mesma fase... tentar fazer algo diferente para ver se influencia o resultado, se bem que desde que fui à IVI fiquei convencida de que o problema era mesmo do meu corpo gerar maus óvulos (foi-me dito na IVI e depois na MAC, que o único caminho que daria certo era com doação de óvulos). Continuo a acreditar nisso no meu caso, só que neste último tratamento da MAC, da forma que as coisas foram feitas, conseguiram 2 bons. Já viu o que é fazer 7 FIV/ICSIs, a quantidade de óvulos que saíram do meu corpo no total e de todos os óvulos que produzi só agora 2 é que foram bons? Se alguma coisa me corre mal na gravidez, tenho a consciência de que nunca mais vou ter a mesma sorte...

      bjs e um abraço!
      Sinto-me muito solidária com o seu caso.. porque me revejo nele.

      Eliminar
  2. Muito obrigada pelos seus comentários!

    Eu não sou seguida na capital, não vivo em Lisboa...Mas, no fundo, sei que o problema não é a clinica (ate preferia que fosse para haver algo que eu pudesse fazer).

    O meu caso é um pouco diferente porque não ha razoes para as falhas acontecerem, ha problemas com espermatozoides mas ultrapassados pelas icsis, mas os meus óvulos e embriões são bons...
    Aqui é que complica porque como não ha razões a apontar, isto depois de todos os testes e mais alguns, cai na fertilidade sem explicação e a unico caminho ir tentanto..Mas a idade ja nao esta do meu lado e já me foi sugerido pensar na ovodoação.
    Eu encontrei o blog nas pesquisas pelo google fora e depois fiquei agarrada.
    Confesso que quando comecei este percurso, já ha anos e com uma gravidez ectopica mal diagnosticada, que me levou uma trompa e me ia matando...confesso que não compreendia onde se iam buscar forças para tantas tentativas...Hoje, compreendo. Mudei.

    A sua gravidez está bem encaminhada, desejo-lhe toda a felicidade e sorte do mundo...Bem merece!!! Pelo menos, aqui deste lado do computador está uma pessoa que lhe envia toda as energias boas do mundo. E penso que muitas mais leitoras estão a torcer por si...coragem, vai correr bem!!!
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseram-me uma vez que o útero não envelhece, e por isso se pode usar ovodoação, mesmo que já se passe dos 40 anos (na MAC o limite de idade é os 40). Por isso, enquanto tiver forças para lutar com os seus óvulos, tem mesmo de continuar a tentar, já que não encontram explicação para resultar. Se puder, considere vir à capital e ir à IVI ter consulta com o Dr Sérgio. A IVI fica perto da Gare do Oriente, dá para ir a pé da Gare até à clínica. Ele é mesmo tcharam e o supra sumo da barbatana. É caro, mas quando o desespero fala mais alto e se quer ouvir outra 2ª opinião, ver o que outros pensam do caso, por vezes é o melhor a fazer. Pode ser que ele saiba o que é que estará a correr mal, deixe-o estudar o caso e claro, pode ficar só pela consulta com ele para ouvir a opinião dele e não fazer lá o tratamento, caso ele não apresente nada de novo que não tenha já feito.
      Desejo que corra tudo bem e que o positivo apareça aí depressa :)

      Obrigada pelas palavras de conforto,
      Bjs
      Ana

      Eliminar
  3. estou tão emocionada com tudo isto q vos aconteceu! Sonhava tanto com o vosso positivo! <3 q sonho! :D

    Até uma lagriminha tenho aqui no canto do olho! <3

    PARABENS E TUDO A CORRER BEM!!! VAI CORRER!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o dom de deixar as pessoas a chorar de emoção :D :D
      Obrigadaaaa! Bjs!!

      Eliminar
  4. Eu sei que não me conhece, mas sigo o seu percurso já há uns tempos e fiquei muito feliz com esta notícia :)
    Que tenha uma gravidez muito feliz... e muitas traquinices a seguir :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras :D :D
      Fico muito feliz por partilhar as suas palavras de apoio!
      Obrigadaaaa!

      Eliminar
  5. A gaija tambem ficou a chorar a té te ligou pá!!! Fiquei tãoooo felizzzz.

    ASS: a amiga com quem compras-te os testes a meias ha uma porrada de anos e ja passaram de prazo XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D :D gaijinha boa!! Ainda tenho ali mais testes fora de prazo.... foi mesmo uma grande remessa que comprámos :P
      Obrigada por me teres ligado <3
      Beijocas!

      Eliminar
  6. Desejo que te corra tudo bem, sinceramente. Eu de vez em quando seguia este blog e já não vinha cá desde o ano passado, desde que engravidei na minha 4ª icsi (setembro), mas perdi em dezembro :. Agora deparo-me com esta ótima notícia. Muitas felicidades e boa sorte. Eu vou tentar a minha 5ª icsi em abril, mas claro como é normal a quem faz tantos ttt achar que vai dar negativo. O meu nome é Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana!
      Obrigada pelas palavras!
      Lamento tanto a tua perda :( Chegaste a saber porque motivo ocorreu a perda?
      Agora que já sabes que já conseguiste engravidar com um tratamento, sempre tens uma coisa positiva a que te possas agarrar: já funcionou uma vez e há-de funcionar novamente!
      Beijocas e tudo a correr bem!
      Ana

      Eliminar
  7. Não me sabem dizer o motivo da perda, pois não foi para análise, achava mesmo que ia correr bem desta vez, pois foi descoberto algumas alterações das trombofilias e fiz este tratamento com heparina e aspirina, foi o único ttt que tive o meu positivo. Por isso nem sei bem o que pensar, 2 perdas sem qualquer ttt e numa altura em que nem sabíamos que o marido tinha problemas nos bichinhos. Depois de descobrir esse problema lá foram 4 ttt e uma tec falhados. Não perco a esperança, mas tbm sinceramente não sei mais o que está ao meu alcance que possa fazer de diferente para conseguir levar adiante uma gravidez. Seja o que Deus quiser. Beijinhos e muita sorte. Susana

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,
    Há já muito que leio e acompanho a sua história, mas só hoje tive coragem para perguntar uma coisa. Disse a dada altura que mudou os hábitos alimentares e que isso foi relevante para o tratamento resultar. Como estou a caminho da 2ª ICSI gostava de tentar e estou disposta a tudo. Será que me poderia falar mais sobre esses hábitos e/ou vitaminas que tenha tomado? Obrigada e muito parabéns e felicidades para si e para o casalinho que aí vem..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada, já falta pouco tempo para os gémeos nascerem :)
      A alteração que fizémos nos hábitos alimentares foi a introdução de mais peixe nas refeições, porque comíamos muito poucas vezes peixe e mais vegetais (também comíamos poucos vegetais). Começámos a fazer isto uns 3 ou 4 meses antes do tratamento, e não sei se terá sido mesmo isto que fez com que o tratamento resultasse ou foi coincidência, mas o certo é que foi desta vez que se conseguiram embriões normais pela primeira vez em tantos tratamentos e foi a única vez que tive um resultado positivo :)
      Boa sorte com tudo!
      Bjs!
      Ana

      Eliminar