sábado, 20 de setembro de 2014

7ª FIV/ICSI: A panela já está cheia de pipocas!


Ontem, sexta dia 19, foi dia de ir novamente à MAC, para análises e eco.
Ontem já apanhei mais gente, demorei imenso nas análises e demorou imenso até chegar a minha vez de fazer a eco. O PMA estava cheio de gente, e havia qualquer coisa a acontecer, porque as ecos estiveram interrompidas durante um bom período de tempo. Até que finalmente ouvi a Dra Graça dizer "ora, vamos lá recomeçar... ou continuar!" e as ecos arrancaram novamente.
Como é preciso ter a bexiga vazia para fazer a eco, calculei quanto tempo tinha passado desde que tinha ido ao wc. Já estava a fazer 2h e meia  e por isso aproveitei aquele momento de espera para ir ao wc, que é logo ali ao lado do PMA, antes de chegar à cantina.
Fui logo a 2ª pessoa a ser chamada para fazer a eco, neste re-arranque do dia, e desta vez era uma Dra nova, que nunca tinha apanhado lá na MAC. A placa com o nome dizia que era a Dra Catarina Júlio. Possivelmente uma nova contratação? Estaria a substituir alguém? Teria mudado de departamento lá dentro da MAC?
Não sei, mas também não faz mal ter sido ela a fazer a eco, porque o seu desempenho foi igual ao das outras médicas que costumo apanhar: a Dra Sofia, a Dra Graça ou a Dra Teresinha. É assim, quando já estamos habituadas a um sítio e já conhecemos as pessoas todas pelo nome, saber quem trabalha no quê, já nos reconhecerem quando chegamos...
A Dra Catarina começou com a contagem dos óvulos e nunca mais acabava a contagem... disse que já lhe doía o braço, da posição desta, de estar sempre a apontar com "a sonda vaginal"(será este o nome?) para o mesmo ovário. É como aquela sensação de pegar num pacote de leite com a mão e abrir os braços. É fácil, não é? E se continuar nesta posição durante algum tempo, sem ter nada a auxiliar, sem ter onde apoiar o braço? O pacote de leite fica cada vez mais pesado, não é? Até chegar à altura em que uma pessoa desiste, porque não consegue ter mais força para aguentar. É essa a sensação.
Continuando com a contagem... 17! 14! 16! 15! 16! e por aí fora.. e ainda vários menores que 14. A certa altura, a auxiliar, que estava a tomar nota da medida dos folículos, perguntou: "Dra, desculpe, mas ainda estamos a contar no mesmo ovário?" E a Dra, "Sim sim! É do mesmo!" "Pois, é que tive receio que já estivesse a contar do outro ovário e não me tivesse apercebido". Depois de terminar a contagem do comboio de folículos daquele ovário, toca a repetir tudo para o outro ovário. Quando finalmente terminou a contagem, ela disse "Xiii! E agora tenho de passar isto tudo a computador!"
Resumindo e concluindo: como tenho muitos, mesmo muitos, folículos, a Dra Catarina avisou-me que muito provavelmente depois da punção, os embriões gerados serão congelados, para fazer a transferência mais tarde. Isto porque, pelos vistos estou a entrar em hiperestimulação, mas que na 2ª feira me confirmam isto, fazendo a punção na 2ª feira.
Como habitualmente, perguntam pela medicação que ainda temos em casa, e levo sempre a resposta na ponta da língua: de Decapeptyl tenho ainda 2 injecções e de Gonal-F ainda tenho 300ui, mas como estou a fazer 100ui, dará para 3x. Mas como a punção é na 2ª feira, isto chega perfeitamente. Perguntou-me se tinha o Ovitrelle em casa, a tal injecção, a última que se dá para amadurecer os óvulos, e eu disse que sim, que estava guardada no frigorífico.
Instruções: Voltar sábado dia 20 às análises(hoje - já lá fui pela manhã, às 9h) para fazer análise ao estradiol e aguardar o telefonema da enfermeira, que liga sempre por volta da hora de almoço. Depois a enfermeira lá me ligou com os dados finais.
Indicações: sexta feira já não faço o Gonal-F. Sábado ainda faço o Decapeptyl de manhã e depois as análises. Às 22h, é para fazer o Ovitrelle. Domingo é dia de descanso de injecções e comer uma torrada e um chá às 23h30m. A partir da meia noite de domingo, é jejum de líquidos e sólidos. 2ª feira é a punção e é para estar no PMA às 8h. Sexo no sábado, porque é preciso abstinência entre 2 a 5 dias. Levar roupão, cuecas e chinelos, nada de brincos nem anéis nem outra bijuteria, não levar unhas pintadas, nem lentes de contacto.

E é só!

Sem comentários:

Enviar um comentário