terça-feira, 30 de setembro de 2014

7ª FIV/ICSI: Hiperestimulação

Uma das palavras das quais tenho mais receio, durante um tratamento de fertilidade, é a palavra Hiperestimulação (SHO - Síndroma da Hiperestimulação Ovariana). Por causa de ter SOP (Síndroma dos Ovários Poliquísticos) sou uma pessoa na qual é mais provável ocorrer Hiperestimulação durante um tratamento de procriação medicamente assistida (PMA), ocorrendo uma hiperestimulação com factor exponencial de crescimento dos folículos. Ao início, quando se começa a fazer a estimulação do crescimento dos folículos, demora a começarem a crescer, mas quando se faz o "click" começam a proliferam descontroladamente, mesmo que se reduza ou páre a dose de estimulação.

Mas como ocorre a Hiperestimulação?
A Hiperestimulação ocorre quandos os ovários produzem uma resposta exagerada de folículos (onde se encontram os óvulos dentro do ovário), mais que os desejados, elevando-se o nível de estradiol no sangue. Se o estradiol estiver acima de um certo limite, o tratamento é cancelado, não sendo autorizada a transferência de embriões, porque no caso de uma gravidez, os sintomas pioram, representando risco de vida. Por isso é tão importante a realização de análises durante um tratamento de PMA.

O que nos provoca a Hiperestimulação?
Com o aumento do número de folículos, os ovários aumentam de tamanho. Quando os folículos começam a libertar os óvulos, é expelido líquido (mais que o normal), acabando por inundar a cavidade abdominal, espaço em redor dos pulmões e coração, podendo afectar os rins, fígado e pulmões. São as ascites. Pode originar tromboembolias, embolia pulmonar e em casos mais raros embolia cerebral.

Classificação da severidade da Hiperestimulação Ovariana
Pode ser classificada como ligeira (ligeiro desconforto e distenção abdominal, náuseas), moderada (distenção abdominal com dores e vómitos) ou grave. 1 em cada 3 (33%) mulheres desenvolve hiperestimulação moderada e 1 em cada 20 (5%) desenvolve o hiperestimulação grave.
Para a Hiperestimulação grave devem ser tidos em conta os seguintes sintomas.

Sintomas da Hiperestimulação a ter em alerta, devendo contactar o médico/ir ao hospital:
- aumento de peso súbito (mais de 1Kg por dia) - é importante registar o peso todos os dias!
- distenção abdominal intensa (barriga muito inchada)
- dificuldade em respirar
- urina concentrada e em pouca quantidade
- náuseas/vómitos

O ignorar destes sintomas pode ter consequências irreversíveis: morte.
O tamanho/peso elevado dos ovários pode levar à torção das trompas.

O que fazer para combater os sintomas da Hiperestimulação?
Em primeiro lugar, deve seguir todos os conselhos dados pelo seu médico.
Geralmente costumam recomendar:
- Ingestão de muitos líquidos
- Ingestão de muitas proteínas, por ex 2 colheres de Protifar misturadas na refeição; comer 1 clara de ovo (confeccionada) por dia; ingerir alimentos ricos em proteínas como delícias do mar, atum, gelatina, etc;
- Ben-u-ron 1g 4xdia se tiver dores
- Aspirina, se for recomendada, para tornar o sangue mais líquido e evitar a trombose.

Porquê ingerir tantas proteínas?
São as proteínas que se aliam ao líquido libertado durante a Hiperestimulação e que permitem levá-lo para fora do corpo, através da urina, em conjunto com os líquidos que têm de ingerir. Esta é a combinação de sucesso para uma boa recuperação.

Fontes:
Daniela Sobral - SHO
ec.bledar.com
pacientegrave.com

2 comentários:

  1. Já li tanto e até o momento não tinha conseguido entender bem a hiperestimulação.
    Seu texto foi maravilhoso,muito claro explicativo e bem informativo.
    Obrigada por nós esclarecer.
    Abs.
    Lu

    ResponderEliminar
  2. Explicação de forma simples, adorei..

    ResponderEliminar