terça-feira, 30 de setembro de 2014

7ª FIV/ICSI: Estou com hiperestimulação!

Já fez 1 semana desde que fiz a punção.
Nos primeiros 2 a 3 dias é normal sentir dores abdominais, nos ovários, por causa da punção, das picadas que permitiram retirar os óvulos dos ovários.
No entanto, como o estradiol teve um valor 4000 e tal, 2 dias antes da punção (muito acima do permitido para que se faça uma transferência dos embriões), fiquei em alerta para os sintomas da Hiperestimulação, e com a recomendação de comer 1 ovo todos os dias (a clara, que é só proteína).
Para parar os desenvolvimento de novos folículos, que iriam agravam a hiperestimulação, tomei 1 comprimido de Dostinex (cabergolina) ao deitar, porque este medicamento causa vómitos e náuseas e enquanto se dorme não se sentem estes sintomas. 1 comprimido durante 7 dias.
No dia seguinte à punção fui trabalhar, visto que não me foi indicado que fizesse qualquer tipo de repouso. Fui, com dores, à base de ben-u-ron trabalhar todos os dias da semana passada. A minha barriga inchou, todos os dias inchava.. já havia quem comentasse no trabalho de que estaria grávida.
Os efeitos secundários do Dostinex (náuseas) que se faziam sentir durante o dia também não ajudaram.

Dostinex 0,5 mg
Dostinex 0,5 mg

No fim de semana passado, a minha barriga inchou de tal forma, que já não esticava mais, não me conseguia alimentar porque ficava logo farta. Gerou grande desconforto e dores abdominais, dificuldade em respirar fundo (mas conseguia respirar normalmente), e ainda registei um aumento de peso de 1Kg em 24h (é um dos sinais de alerta para ir para o hospital). Fui à MAC, ao PMA, na 2ª feira de manhã, e verificou-se através de eco que tenho líquido abdominal, mas felizmente não chegou aos pulmões. Também foram visíveis alguns gases, que ajudam a que a barriga se faça de inchada. Também fiz análises (e tive de aguardar pelo resultado delas para ir depois à consulta no PMA) mas felizmente estavam normais. Não me foi autorizado o regresso ao trabalho e para evitar internamento, fiquei com baixa e na obrigação de vigiar o meu peso e perímetro abdominal diariamente (medido ao nível do umbigo, deitada). Confirma-se a Hiperestimulação.

Ovários normais vs Ovários com Hiperestimulação
Ovários normais vs Ovários com Hiperestimulação

Para ajudar a eliminar o líquido abdominal, tenho de ingerir muitos líquidos diariamente (até comprei Isostar, para ajudar a hidratar e repôr os sais minerais), beber 1x por dia uma garrafinha de Fortimel (suplemento alimentar proteico), colocar 2 colheres de Protifar (suplemento alimentar: proteínas em pó) nas refeições, tomar 1 aspirina ao deitar, e 1 cápsula de aero-OM 15m antes das refeições principais (para eliminar gases)... ah, e já disse "beber muuuitos líquidos"?
Continuo a comer 1 ovo todos os dias.

Protifar, da Nutricia 

Na farmácia não havia Fortimel, mas o farmaceutico disse-me que o Resource Protein da Nestlé é a mesma coisa e mais barato (e era o que tinham). Trouxe este. Diz que tem 18,8 g de proteínas/250kcal por embalagem.

Resource Protein, da Nestlé Health Science

De ontem para hoje já notei diferenças. Julgava eu que andava a urinar ao equivalente dos líquidos que bebia, mas de ontem para hoje a minha quantidade de urina é muito superior aos líquidos que bebo. O meu peso baixou 2Kg e o meu perímetro abdominal baixou 4cm. Já estou a desinchar.
5ª feira voltarei à MAC para ser reavaliada, começarei pela realização de análises e depois irei ao PMA para a consulta 1h depois das análises, para se tomar uma decisão.

2 comentários:

  1. Meu Deus.... Não podia ser simples e fácil uma vez?.... Um beijinho muiro grande e força!
    Estamos contigo!

    ResponderEliminar