domingo, 14 de setembro de 2014

7ª FIV/ICSI: A dar injecções na barriga de manhã e à noite!

No último post tinha dito que me estavam a dizer para ir à MAC no dia 8, caso a menstruação continuasse desaparecida. Mas no telefonema da hora de almoço, após verificarem o resultado da análise ao estradiol, disseram-me para regressar na 6ª feira, dia 5 de Setembro.

E assim foi, na 6ª feira dia 5 de Setembro lá fui novamente à MAC fazer a análise pela manhã e depois subi ao 2º piso, ao PMA para fazer a eco. Novamente tive sorte com a analista, que foi um amor, muito bem disposta, picou-me na veia do braço esquerdo e não deixou vestígio de nódoa negra no sítio da picada.



Na eco, a Dra Graça diz-me "De certeza que não menstruou? É que o seu endométrio já só as paredes com tamanho 4 e no outro dia estavam com tamanho 8! E o folículo que tinha no ovário também está a regredir de tamanho". E eu respondi "De certeza absoluta! Não menstruei!". "Pronto, esperaremos pela confirmação das análises e depois ligamos-lhe a dizer como proceder".
Segundo me disse, há casos em que isto pode acontecer, o tecido "mirrar" sem menstruar. E eu sou a "sortuda" a quem isso aconteceu. Depois neste dia à noite comecei a ter umas perdas de partículas castanhas (sangue seco) que se prolongaram alguns dias, mas sem mentruar, de facto. Foi estranho, nunca me aconteceu.
Desta consulta, levei a prescrição para comprar:
- Utrogestan
- Gonal-F 900
- Decapeptyl 0,1
- Ovitrelle

Mais tarde, quando me ligaram, deram-me as intruções: começar com 1 injecção de Decapeptyl de manhã e 150ui de Gonal-F à noite, escolher o horário e depois manter sempre o mesmo.
Como das outras vezes o horário que mais jeito me dava era às 8 da manhã e às 8 da noite, continuei a fazer esse horário, com 12h de diferença.
E é para voltar à MAC, sexta dia 12 de Setembro.

No sábado de manhã fomos à procura da medicação à farmácia onde comprámos e era habitual haver a medicação (nem todas as farmácias têm): a farmácia Sanex, na Avenida da Igreja, em Alvalade. Fomos lá, mas tinham o Gonal-F esgotado, mas trataram de o encomendar e à tarde já o tinham. Ligaram-me e fomos comprar. Desta medicação toda, tem de estar no frio (porta do frigorífico) o Gonal-F e o Ovitrelle.

No meio disto tudo, esqueci-me de um pequeno detalhe que faz toda a diferença: na MAC não me deram as agulhas, a agulha grossa para fazer a mistura do pó com o líquido e aspirar para a seringa e a agulha a fina para injectar) e seringa, para o Decapeptyl. E na farmácia não fui alertada para isso.
Na 2ª feira de manhã, às 8 da manhã, quando fui para fazer a injecção e abri a embalagem do medicamento é que me dei conta de que este não traz as agulhas nem a seringa. Há outros medicamentos que trazem as seringas e agulhas (como o Menopur), outros que já vêm com seringas pré-cheias e basta injectar (como o Orgalutran). Até agora, sempre que o medicamento não traz as seringas e injecções, tinham-mo dado previamente no hospital, como nos Lusíadas e na IVI. Felizmente tinham-me sobrado 3 conjuntos de agulhas mais seringas do último tratamento na IVI, e usei um desses conjuntos.
Depois tratei de ir à farmácia mais perto do trabalho, para evitar ter de viajar até à MAC, para tentar comprar igual, o mesmo tamanho e espessura das agulhas, mas não havia, tinha de ser encomendado com bastante antecedência. Então pensei, não faz mal, amanhã posso ir à MAC e ainda usar um dos conjuntos que ainda tenho. Fiquei a saber que existe um código de cores que identifica as agulhas, consoante o seu comprimento/espessura.

Identificação de agulhas e seringas.

O meu J. ofereceu-se para ir lá buscar-me este material, até levou um recorte da caixa do Decapeptyl para mostrar às enfermeiras na MAC, e trouxe-me. As agulhas que lhe deram eram diferentes das que tinha da IVI, mas elas sabiam pró que era, e assim fiquei a saber que aquelas também serviam. Trouxe-me da agulhas finas e pequenas laranja (de 0,5mm) e as agulhas grossas e compridas castanhas (de 0,7mm). As que eu tinha da IVI eram as agulhas finas de 0,33mm e as agulhas grossas cor de rosa, de 1,2mm.

Com o Gonal-F não houve problemas, é uma caneta que já tem as 900ui, onde se roda a ponta da caneta para ajustar a dose, que surge num mostrador, enroscar a agulha, fazer a preguinha na pele da barriga, espetar e carrega da ponta da caneta. Facílimo e sem margem para enganos. Desde a última vez que usei o Gonal-F, vejo que a caneta foi redesenhada, tendo agora um melhor sistema de marcação da dose a administrar. Gosto mais da caneta de Gonal-F de agora.

Caneta de Gonal-F 900ui

O dia 12 chegou, fomos à MAC. Mais uma vez, análises e depois a eco. Desta vez era a Dra Teresinha que estava a fazer as ecos, com a presença de duas estagiárias. Viu que o endométrio estava ainda pequeno, com tamanho 6 e que os óvulos estavam todos com tamanho menor que 9. Perguntou-me se eu tinha a certeza de que andava a fazer as injecções e eu disse-lhe que sim, com toda a certeza que pode haver. Depois apareceu lá a Dra Sofia, que estava no gabinete ao lado e apareceu em minha defesa. Lá explicou que o meu tratamento era diferente, que as notas que estavam lá na folha não eram só aquelas, que havia mais informações sobre mim que não estavam naquela folha, que os meus ovários são muito especiais e que têm de ser lidados com cuidado porque faço hiperestimulações. Depois a Dra Sofia virou-se para mim e disse-me para não me preocupar, que vai demorar mais tempo, talvez mais 15 dias, mas que vamos conseguir, lentamente, mas vamos chegar lá. Antes de ir para a eco, já tinha visto a Dra Sofia que apareceu à porta para chamar uma paciente para a sua consulta, e estava sorridente, sorriu para a paciente. Comentei até com o meu J que gosto de a ver assim, sorridente e com ar feliz. Nem parece a mesma pessoa que conheci à 3 anos atrás, que me atendeu com 3 pedras na mão. Acho-a muito competente, muito profissional e ganhou um ar de felicidade que lhe estava em falta. Neste momento, adoro-a!
Como é para continuar com o Decapeptyl, fui ter com a enfermeira para pedir agulhas e seringas, e fiquei a saber que ali na MAC não dão às pessoas. Têm de ser compradas na farmácia. Ok.
Como a medicação que tenho já só dura até domingo, trouxe a prescrição para comprar mais uma embalagem de Decapeptyl 0,1 e uma embalagem de Gonal-F 900.
De tarde recebi o telefonema, para voltar lá na 3ª feira dia 16 de Setembro e para manter a dose de 150 Gonal-F e o Decapeptyl 0.1.

Hoje de manhã voltámos à farmácia Sanex, para comprar a medicação, mas desta vez telefonei primeiro para saber se tinham em stock. Havia em stock, pedi para guardarem e fomos lá imediatamente. E desta vez comprei seringas e agulhas, das grossas e das finas.

E assim continua o ritual: injecção de manhã e à noite.

7 comentários:

  1. A luta continua...força nisso! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá, estou a acompanhar a tua luta.
    Dei início à minha há pouco tempo, tendo sido submetida a IIU que não resultou.
    Gostaria de pedir uma ajuda: como é a FIV/ICSI? É necessário anestesia?
    Muito obrigada!
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eles chamam de sedativo, mas é como se fosse anestesia, ficamos a dormir, quando tiram os óvulos na punção.
      Boa sorte!
      Bjs!

      Eliminar
    2. Pensei que fosse local... É que detesto assim "geral"...
      Obrigada!

      Eliminar
  3. ola, vou ter que fazer também as injeções com a gonal F. receio de não fazer corretamente e e no sitio certo. sei que é fazendo um sorriso, mas em que parte abaixo do umbigo? mais perto da zona do útero ou mais a cima? na uterina, leva se anestesia? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      tanto faz qual é o sítio, desde que seja abaixo do umbigo. É onde conseguir fazer melhor a prega de pele, para espetar a agulha :)
      O que é a uterina? Não conheço esse termo...

      Eliminar