quinta-feira, 5 de junho de 2014

6ª FIV/ICSI: D1 dos embriões, D-2 da transferência

Hoje é o D1 (dia 1) dos embriões, que devem estar felizes e contentes na estufa do laboratório da IVI.

Hoje ligaram-me da IVI, a dar o status do que aconteceu no laboratório desde ontem.
Dos 19 ovócitos recolhidos, 15 foram microinjectados (quer dizer que 15 estavam maduros) e 9 formaram embriões. 9! Wow! Não estava à espera que houvesse tantos maduros, nem tão pouco que fossem formados 9 embriões! Estava a contar com menos que isso... mas estas notícias deixam-me muito contente!

Hoje já tive poucas dores no baixo ventre (zona dos ovários), mas senti náuseas durante todo o dia. Fui trabalhar, conforme me fora recomendado ontem, fui bebendo água ao longo do dia (tento não me esquecer de beber água, o que para mim é frequente acontecer) para ajudar a eliminar restos de anestesia que ainda corra em mim, e que segundo a enfermeira que me ligou, é o que me anda a causar náuseas.

Também me informaram que a transferência vai ser no sábado de manhã, e não na 6ª conforme me tinha sido dito ontem. Ok, em vez de ser uma transferência de 2ºdia, como tem sido habitual até aqui, é uma transferência de 3º dia. Andei a ver o que significa transferir o 2º dia ou 3º dia e concluí que as transferências de 2º dia são feitas quando os embriões são poucos (como me tem acontecido) e por isso precisam de ir o mais rapidamente possível para o útero. Quando o número de embriões é elevado, como desta vez, podem-se deixar mais tempo em laboratório para se ter a certeza de quais têm uma maior qualidade.

Para quem não sabe... o que é isto do D1?
Bem, passo a explicar de forma simples.. conta os dias de vida do embriões, independentemente da data da transferência para o útero.

  • D0, ou dia zero, é o dia em que ocorre a fecundação, o dia em que os óvulos são unidos aos espermatozóides em laboratório.
  • D1, ou dia 1, é o dia a seguir à punção. Normalmente é o dia em que ligam do laboratório a dizer quantos embriões foram formados. Esta informação baseia-se na observação da formação do zigoto, que é a célula inicial do corpo humano. É a partir desta célula que se vão fazendo as divisões celulares que formarão um ser humano - é o processo de clivagem.
  • D2, ou dia 2, é o 2º dia dos embriões, que já terão 2 a 4 células, se as divisões celulares forem as correctas.
  • Em D3, os embriões terão em torno de 8 células.
  • Em D4, os embriões atingem o estado de mórula, onde as divisões celulares ocorrem cada vez mais rapidamente e se deixa de conseguir distinguir os limites das células.
  • Em D5, os embriões atingem a fase de blastocisto.


And so on... é fantástico o milagre da Vida, não é?



3 comentários:

  1. Realmente foi muito bom, Espero que no sabado corra tudo bem, fico a torcer por ti.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Fiz a transferência na 2f, logo hoje e o meu d6 certo? Obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a punção foi na 6a feira, quer dizer que o D0 foi na sexta, D1 no sábado... E hoje, quarta, é o D5. Tal como digo no artigo, D1 é o dia a seguir à punção. Boa sorte! 🍀

      Eliminar