sexta-feira, 23 de maio de 2014

6ªFIV/ICSI: Um novo início

"A new beginning" é a frase que mais me tem ocorrido nestes dias...


Desde que comecei a colocar os pensos transdérmicos de Dermestril, 2 de cada vez e trocar a cada 48h. A enfermeira recomendou colocar os dois pensos do mesmo lado da barriga (no baixo ventre), para deixar a pele do outro lado descansar.
Mas sabem que os pensos começam a descolar com o suor? Então tive de recorrer a fita adesiva para colar os adesivos ao corpo, para que não descolassem de todo.
Comecei a descobrir que o penso que ficava mais perto do centro da barriga descolava pouco, então comecei a colocar os 2 pensos sempre no mesmo sítio, os dois ao centro e sempre a reutilizar o mesmo síto da pele. Felizmente o tempo também arrefeceu, o que ajudou a que se mantivessem colados (sem eu suar).
Mas já continuo com a história do Dermestril.


Entretanto, na 2ª feira passada dia 19 de Maio, aparece-me o Mr. Red (dia 1 do ciclo) e lá tratei eu de ligar para a IVI para marcar a eco que o Dr Sérgio tinha pedido, entre o dia 1 e 4 do ciclo. Ficou marcada para 4ª feira passada, dia 21. A recomendação do Dr Sérgio tinha sido continuar com o Dermestril até à eco e assim fiz.

Chegou a 4ª feira e lá fomos nós.
O Dr fez a eco, viu que estava tudo ok e lá passou a prescrição para comprarmos as injecções Menopur e Orgalutran, e para começar com o Menopur no dia seguinte, dia 22, e para escolher um horário entre as 21.30 e as 23h e manter esse horário nos dias seguintes. Como nunca fiz o Menopur, tive de pedir para me fazerem o ensino destas injecções. Ora, a preparação do Menopur é completamente diferente dos outros indutores de ovulação que fiz no passado (Puregon e Gonal-F). O Puregon e o Gonal-F são canetas do tipo diabéticas, de fácil aplicação, e era preciso guardar sempre no frigorífico. Ora, o Menopur não é assim. O Menopur guarda-se no frigorífico até se fazer a mistura do líquido com o pó. Sim, com o Menopur é preciso fazer uma mistura, que não era preciso fazer com os outros. Depois de fazer a mistura, já não é preciso guardar no frigorífico (confirmei isto na bula do Menopur).



Entretanto disse-me para deixar de colocar os pensos de Dermestril nesse dia. Quando os retirei, a minha pele estava irritada, vermelha e ainda hoje não passou... continuo com 2 bolas vermelhas na barriga. Já atenuaram mais um pouco, tenho colocado hidratante, mas as marcas ainda não passaram.

O dia 22 chegou e à noite (escolhi logo as 21.30 para fazer a injecção) lá fui fazer a mistura: temos o frasquinho com o pó, 2 seringas já cheias com o líquido e uma agulha grossa: Numa das seringas mete-se a agulha, espeta-se a seringa no frasquinho (tem uma tampa de borracha que serve para ser picada sem se perder o líquido) e injecta-se o líquido para dentro do frasco. Deixa-se a agulha espetada na tampa, desenrosca-se a seringa e coloca-se a outra seringa cheia com o líquido na agulha. Injecta-se também esta seringa para dentro do frasco e retira-se a seringa. Depois é preciso deixar o pó dissolver (não abanar o frasco para não criar bolhas de ar) e se for preciso ajuda para dissolver, rodar um pouco o líquido dentro do frasco, devagar. A preparação está feita. Agora o resto é só tratar de injectar isto na barriga.



A embalagem do Menopur traz muitas seringas descartáveis já com a agulha fina colocada, e ainda embalagens individuais de um quadradinho embebido em álcool, para desinfectar a zona da barriga a ser picada.
Pega-se numa dessas seringas, tira-se a tampa da agulha e depois é só aspirar do frasco, a dose de líquido prescrita (no meu caso era para ser 150, mas pedi para ser menos com medo da hiperestimulação e o dr acedeu ao meu pedido e prescreveu 130). Como a seringa não tem a marca de 130, é só aspirar até meio do tracinho dos 112,5 e dos 150, com o frasco virado ao contrário (porque a agulha é curta e não chega ao líquido).



 E pronto, lá injectei a dose na preguinha que se faz na barriga, com os dedos da mão esquerda, enquanto que a direita segura na seringa. Tenho a sensação que estas agulhas finas não são tão finas como as do Puregon e do Gonal-F. Parece que custam um pouco a espetar enquanto que com as outras entravam pela pele adentro sem dificuldade.

E assim começou este novo tratamento, "a new beginning" que pode vir a ter um final feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário