sábado, 31 de maio de 2014

6ª FIV/ICSI: mais eco e análises

Ontem fomos a mais uma sessão de eco + análises com o Dr Sérgio.
Estou com imensos óvulos em crescimento, típico de quem tem SOP como eu, a maioria com o tamanho 12, e o estradiol já anda a dar o ar de sua graça nas análises, de modo a que o Dr alertou para o facto de poder haver hiperestimulação e para evitar riscos existe o plano B: em vez de levar a injecção de Pregnyl (a última injecção), levar a injecção de Decapeptyl, que pára com a estimulação dos ovários. O contra disto tudo, é que o Decapeptyl estraga a evolução do útero e não permite que seja feita a transferência dos embriões a fresco, tendo de fazer um período de repouso, congelar os embriões e depois fazer uma TEC (tal como foi feito com a minha 1ª FIV/ICSI). Ora, os meus embriões são sempre de qualidade má, pelo que se forem congelados, ao descongelar perdem sempre qualquer coisinha de qualidade, outros não resistem ao descongelar e por não estou muito confiante que corra tão bem como se fosse uma transferência a fresco.
Pronto, já começo a desmoralizar com este tratamento se tivermos de interromper a coisa...

Foi feito o ensaio da transferência após a eco e claro que correu tudo bem com o ensaio. Eu já sabia das outras FIVs que o meu corpo não dá problemas com a inserção do tubinho da transferência dos embriões, que é colocado pela dita cuja, até ao interior ao útero, com o auxílio do célebre bico de pato, mas de qualquer das formas, acho bem que ali seja feito um ensaio para garantir que corre tudo bem com a transferência.

O Menopur está perto do fim e por isso trouxe uma receita para comprar mais Menopur e com a indicação para fazer apenas 75u de Menopur (5 unidades de 1 frasco de pó + 1 dose de líquido). Atenção que estas doses não trazem a seringa nem as agulhas (a fina para aspirar o líquido e injectar no corpo e a grossa para fazer a mistura do líquido com o pó). De qualquer das formas, perguntei à enfermeira se à noite podia aspirar com a seringa todo o líquido que tenho no frasco de Menopur (o que está a acabar) para saber quanto me resta e ela disse que sim. Fiz isso à noite e ainda tinha 150u, pelo que administrei 75u deste frasco.



Como o estradiol precisa de ser vigiado de perto, disseram para regressar hoje e fazer novamente análises e eco (desta vez com a Dra Tatyana, que era quem estava de serviço). Hoje lá voltei e aproveitei para perguntar qual o valor do estradiol com que estou. Parece que ontem estava com 1700 de estradiol. Nos Lusíadas, a decisão de transferir ou congelar era baseada no valor do estradiol: até 2000 podia ser feita transferência a fresco.

Depois de lá ter ido, a Dra Tatyana (é muito simpática, assim como toda a gente que por lá tenho conhecido) ligou a dizer que para hoje e amanhã posso subir o valor do Menopur para 100u. Assim será.
Entretanto trouxe a receita para o Pregnyl, Decapeptyl (só se compra um deles, consoante a indicação que mais tarde me será dada) e ainda para comprar um antibiótico, a ser feito na véspera da punção.

De cada vez que recebo a indicação para comprar medicação, dizem-me para fazer o ensino com a enfermeira, o que vale sempre a pena, porque há medicação que não traz a seringa e agulhas e desta forma a enfermeira dá-nos isso, logo nunca somos apanhados desprevenidos com a medicação.
Se tiver de fazer o Decapeptyl, será para misturar 3 doses de pó com 1 dose de líquido.

Agora devo regressar na próxima 2ª feira, para mais análises e eco.

Sem comentários:

Enviar um comentário