quinta-feira, 20 de junho de 2013

5ª FIV/ICSI: 4ª eco + análises


Mais um dia... hoje conseguimos chegar ao laboratório de análises às 7.30 e só tinha 2 pessoas à minha frente, com a senha normal (a senha azul). Depois chegam as outras que têm senha prioritária (a verde) porque vão fazer análises de glicémia e passam à frente. Disse no guichet que lá em cima me tinham dito que a FIV era prioritária, ao qual me responderam que já outras senhoras tinha dito o mesmo ontem, mas as funcionárias já tinham clarificar com o director, que disse que a FIV não tem prioridade. Transmiti a informação que me pediram e agora eles que se entendam!

Mas hoje nem estava lá assim tanta gente como nos outros dias e fui chamada num instante. Rapidamente seguimos para a unidade de FIV, para tratar da eco e só lá tinha uma pessoa à minha frente para a eco. "Cool!" pensei eu, "vamos despachar-nos depressa!" mas afinal não.
Fomos ambas chamadas à recepção para nos dizerem que hoje seria a Dra Teresinha a fazer as ecos e que ela estava em cirurgia, por isso teriamos de aguardar.
Fomos à cafetaria comer qualquer coisa, porque o ratinho já cá andava a roer no estômago, e comi um pastel de nata - adoro, adoro, adoro e adoro ainda mais o pastel de Belém. Mas este é parecido, marcha na mesma e mata a fome.

Voltámos à unidade de FIV. Como habitualmente, levo um livro para ajudar a passar o tempo de espera, e hoje o tempo passou mesmo num instante (e já vou no último capítulo do livro), fui chamada para a eco (para a qual se deve ir de bexiga vazia) e por isso ainda passei pelo wc antes, para garantir que a bexiga estava mesmo vazia - o último xixizinho tinha sido às 7 da manhã e já eram umas 10.30 ou 11. Não sei se já tinha mostrado como é feita esta eco: é uma eco vaginal, com uma sonda, para se fazerem as medições e contagem dos folículos. É tal e qual como esta:


A Dra Teresinha lá me fez a eco, onde se viu que no ovário esquerdo já tinha um folículo de 19mm, mas tudo o resto andava nos 14mm ou 15mm e alguns com 11mm e 12mm.
O útero já tinha 8 ponto qualquer coisa de espessura - o útero também tem um valor mínimo de espessura, a partir do qual se pode fazer a transferência dos embriões.

Como a enfermeira nos pediu que fossemos ao gabinete das enfermeiras quando tivesse nova receita de medicação, para vermos se haveria por lá medicação que pudesse ser doada (vinda de outras pacientes que já não necessitam dela e por isso doam-na) - é preferível doar do que deixar estragar - lá fomos ter com ela depois da eco. A enfermeira hoje era outra, também muito simpática, e deu-nos 1 embalagem de 300ui de Puregon (que na realidade tem 400ui, tem sempre mais 100ui do que o indicado na embalagem) e deu-nos 7 injecções de Cetrotide, com a condição de devolver as que sobrassem, para que pudessem ser doadas a outras pessoas. Foi outra vez muito bom este gesto da equipa de enfermagem, a quem deixo um muito obrigada.

Já tinha acabado hoje com o Cetrotide (as injecções da manhã) fazendo no total até agora 5 injecções de Cetrotide e já só tinha Puregon para mais 2x (tinha 200ui).
Depois fomos à farmácia comprar a progesterona (que antigamente era o Utrogestan - as bolinhas -, mas agora é outro, com outro nome) e como ainda não tínhamos receita para a última injecção, desta vez a receita incluia essa (já não me lembro do nome, acho que era o Ovitrelle). A farmácia S. Miguel não tinha nada em stock, nem Puregon caso precisasse e por isso voltámos à farmácia da Av. da República onde fomos da outra vez. Nesta havia Puregon em stock (interessava-me saber isto caso tivesse de comprar mais, visto que a receita incluia Puregon, podendo deixar a receita em suspenso), mas a restante medicação não havia. Foi encomendada e hoje ao fim do dia já lá estaria. Amanhã passamos por lá a buscar.

Recebi a chamada da MAC às 12.30 a dizer que devia manter a medicação e para lá voltar amanhã, para fazer outra vez eco + análises. Palpita-me que a punção será no início da próxima semana - hoje já foi o 10º dia de injecções.

2 comentários:

  1. Está quase...pelo tamanho dos folículos. Desejo-te desde já muita sorte. Beijnhos.

    www.viajarso.blogpot.com

    ResponderEliminar
  2. Ola todos os foliculos está em tamanho otimo.
    Desejo toda sorte que vc realize o seu sonho que
    o senhor derrame todas as bencões na vidas de vcs.

    bjsss eneide

    neide_eneida@hotmail.com

    ResponderEliminar