segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Nova estapa: Desmame do antidepressivo




Na semana passada fomos fazer as análises genéticas, que descobrimos que não são comparticipadas pelos seguros, que pedimos para serem feitas ao Dr. dos Lusíadas.
As minhas (cariótipo + trombofilias) ficaram em perto de 300€ e as dele (cariótipo) em 150€.
Como temos o cartão HPP Saúde Identificação, ficámos com 10% de desconto, tal como nos é feito quando fazemos a ICSI (que também não é comparticipada pelos seguros).

Cartão HPP Saúde

Entretanto dei um passo, que me está a custar bastante, que é o desmame da paroxetina, de um antidepressivo que já tomo há anos (por causa de ataques de pânico/crises de ansiedade - medo irracional, dos quais sofro desde a adolescência), sobre o qual sou acompanhada medicamente por um especialista. Uma amiga, pedo-psiquiatra, disse-me que pode ser o antidepressivo que esteja a causar o insucesso, porque não é recomendado tomar-se em caso de gravidez, embora nos Lusíadas e MAC tenha informado sempre que o tomo e me dizerem que não faz mal nenhum. O especialista que me acompanha também me diz que não faz mal nenhum tomar a Paroxetina.

Comprimido maravilha de Paroxetina

Mas a wikipedia confirma o que a minha amiga me disse sobre a Paroxetina, (e também o confirma a bula do medicamento) e, passo a citar:
Não deve ser administrado durante a gestação. Estudos conduzidos pelo FDA alertam para um possível risco de malformações congênitas de fetos em mulheres grávidas submetidas ao tratamento por paroxetina. Embora outros estudos não confirmem esses riscos o uso do fármaco não é recomendado durante a gestação.

Por causa do desmame ando super-sensível e vou-me abaixo.
Mas quero ver se a culpada do insucesso é a paroxetina ou se é mesmo a falta de sorte.

Obrigada a quem me atura neste meu "dark side".

6 comentários:

  1. És uma lutadora! Não te deixes ir abaixo.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Hey lutadora coragem!

    Os anti-depressivos são desaconselhados, de facto, na gestação, por causa de mal formações, MAS esse risco é sempre avaliado e acompanhado caso a caso. É q há casos graves q precisam de manter algum tipo de medicação e sei q há medicação antidepressiva q se mantém na gravidez nesses casos piores, agora qual, n me perguntes. Sei muito pouco de psicofarmacologia, apenas estas generalidades q te estou a dizer...

    Em qq caso, para engravidar nunca ouvi dizer q houvesse problem por estar a tomar, mas se depois terás q fazer desmame, pq n agora? :)

    Outra coisa, estás a fazer o desmame com acompanhamento médico / psicológico, certo? Ou seja alguém te ensinou como desmamar e alguém te acompanha nesse processo? Este tipo de medicação nunca deve deixar de ser omado de repente, mas com reduções graduais da dose... MAs o teu médico deve ter-te explicado isso! :)

    De qq forma, no teu caso, tb tentaria o desmame, mas acompanha-lo-ia com umas sessões de acompanhamento psicvológico. Em casos de Fobia / ataques de pânico um acompanhamento cognitivo-comportamental costuma ser altamente eficaz e aposto q te ajudava a sentires-te mais confiante neste passo gigante q estás a dar. Não é a área em q trabalho, mas reconheço os resultados muito bons deles nesses casos.

    Se quiseres contactos de alguém tenho vários. É só pedires (podes mandar PM no forum).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oiooi!
      Pois.. a dúvida ficou precisamente nisso: é desaconselhado na gestação por causa das má-formações.. mas será que já estão a interferir nas más-formações dos óvulos? Os meus óvulos são uma treta, com falta de qualidade..
      Sim, estou a ser acompanhada no desmame e até faço psicoterapia (desde há 1 ano atrás) com uma equipa muito boa :P O desmame está a ser lento, feito a 3 meses.. 1 mês já passou, faltam 2.
      So far so good, tirando alguma tristeza que se tem tornado mais evidente! :)
      Beijocas pelo teu aniversário!
      Ana

      Eliminar
    2. Boa, parece-me q estás a fazer tudo bem! :)

      És muito corajosa por este passo q estás a fazer e rezo, voto e desejo q ele faça a diferença e depressa te estejas a stressar com o parto e depois com as fraldas e o peso e tudo isso q faz parte do universo das mamãs! :)

      Estou contigo e obrigada pelos votos! :)

      Eliminar