sábado, 21 de maio de 2011

A Baixa pós Punção


Pelo que tinha lido na internet, de quem já tinha feito punções, o procedimento não era nada de especial e havia quem regressasse ao trabalho no dia seguinte. Era essa a minha expectativa.
Pois, mas comigo não foi assim.

Devido ao risco do Sindrome de Hiperestimulação Ovariana (nos Estados Unidos, cerca de 20 mulheres morrem por ano devido a Síndrome de Hiperestimulação Ovariana), o pós punção revelou ser um cenário muito doloroso. Nem respirar eu conseguia fazer sem dor! Por isso os dois primeiros dias foram passados na íntegra na cama. Levantava-me com muito custo para ir ao wc. Aqui percebi o porquê de o médico me ter passado a baixa de 12 dias: era impossível ir trabalhar nestas condições.
Vi muitas séries na televisão, jogava no telemóvel, lia revistas... Tudo o que ajudasse o tempo a passar. Tinha tudo ao meu alcance, incluindo o carregador do telemóvel já estar colocado na tomada eléctrica.

Quarta-feira dia 18 de Maio fomos à consulta no hospital, tal como o Dr nos havia dito. Aqui o Dr explicou o que era a dieta rica em proteínas que eu tinha de seguir: comer delícias do mar, clara de ovo - viva os ovos cozidos! - (não comer a gema)... Fazer saladinhas com estes ingredientes, beber muita água e claro, não esquecer de tomar o pó proteico ao almoço e jantar, dissolvido em água, sopa, iogurte, gelado, no que eu quisesse!



Ao jantar também tinha de tomar meio comprimido de outra coisa que agora não me lembro do nome.
Disse-nos ainda que a bióloga iria telefonar-nos, para nos dar detalhes do processo que decorria no laboratório com os óvulos.

Ao fim da manhã, recebi a chamada da bióloga :)
Dos 22 ovócitos retirados, apenas 12 estavam maduros. Este costuma ser o valor normal para toda a gente.
Destes 12, passaram para 8, tendo sido eliminados 4 já não me lembro porquê. Talvez tivessem escolhido os de maior qualidade que dão melhores hipóteses de ter sucesso.
Estes 8 foram fertilizados com o respectivo espermatozóide, através de ICSI (injecção intracitoplasmática de espermatozóides). Ou seja, com uma agulha colocam 1 espermatozóide dentro de 1 óvulo.
Apenas 5 atingiram as divisões celulares necessárias para formar o embrião. Um não se dividiu e os outros não se dividiram muito bem e por isso foram descartados, porque nunca iriam vingar numa implantação.
E assim foram congelados 5 lindos embriões, que estão à espera que a sua mamã fique boa de saúde para poder receber 2 deles no útero!

Salientaram ainda que no processo de descongelação é normal haver alguns que não resistam...

Gravidez, congelamento embriões, crio preservação, criopreservação, embrião congelado

Sem comentários:

Enviar um comentário